Peça “Vitaminando” abordou assuntos sobre educação alimentar com crianças de São Francisco do Sul

  • Foto: Eduarda Eikonion -

O espetáculo realizou 10 apresentações gratuitas no município, e contou com personagens que trouxeram a importância de uma alimentação saudável

Durante os dias 01 a 05 de abril, o projeto "Vitaminando" realizou 10 apresentações de uma peça teatral em escolas públicas de São Francisco do Sul (SC), com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância de manter uma alimentação saudável em suas vidas.

A história encenada abordou o enredo de um grupo de amigos que, ao participarem de um grande concurso de dança, descobrem que uma alimentação balanceada pode proporcionar superpoderes e vantagens competitivas. Através do espetáculo, as crianças foram instruídas sobre os benefícios de uma dieta equilibrada e seus impactos positivos na saúde e no desempenho físico.

Um aspecto inclusivo do projeto foi a presença de intérpretes de libras e monitores, que auxiliaram o público composto por participantes com necessidades especiais, garantindo que todos pudessem desfrutar da experiência teatral de forma igualitária e inclusiva.

O projeto "Vitaminando" é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com a produção da Walkmar Produções, apoio da Komedi e SSP Produções, além do patrocínio da Arcelor Mittal. Realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto visa promover a conscientização sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis entre crianças e jovens, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.

As instituições que receberam o espetáculo foram: Ida Beatriz Brunato de Camargo, EM Ramiro Bueno da Rocha, EM Caic Irmã Joaquina, Escola Municipal Dr. Rogério Zattar e E.B.M. Waldemar da Costa. A iniciativa alcançou um público significativo e demonstrou o potencial transformador da arte como ferramenta de educação e conscientização.


A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela CNH Industrial. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Festival Mundial da Criatividade oferece dezenas de atividades gratuitas em Joinville neste final de semana Anterior

Festival Mundial da Criatividade oferece dezenas de atividades gratuitas em Joinville neste final de semana

Tempo firme e temperaturas em declínio marcam a quarta-feira em Santa Catarina Próximo

Tempo firme e temperaturas em declínio marcam a quarta-feira em Santa Catarina

Deixe seu comentário