Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Peça “Vitaminando” abordou assuntos sobre educação alimentar com crianças de São Francisco do Sul
-
Foto: Eduarda Eikonion -
O espetáculo realizou 10 apresentações gratuitas no município, e contou com personagens que trouxeram a importância de uma alimentação saudável
Durante os dias 01 a 05 de abril, o projeto "Vitaminando" realizou 10 apresentações de uma peça teatral em escolas públicas de São Francisco do Sul (SC), com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância de manter uma alimentação saudável em suas vidas.
A história encenada abordou o enredo de um grupo de amigos que, ao participarem de um grande concurso de dança, descobrem que uma alimentação balanceada pode proporcionar superpoderes e vantagens competitivas. Através do espetáculo, as crianças foram instruídas sobre os benefícios de uma dieta equilibrada e seus impactos positivos na saúde e no desempenho físico.
Um aspecto inclusivo do projeto foi a presença de intérpretes de libras e monitores, que auxiliaram o público composto por participantes com necessidades especiais, garantindo que todos pudessem desfrutar da experiência teatral de forma igualitária e inclusiva.
O projeto "Vitaminando" é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com a produção da Walkmar Produções, apoio da Komedi e SSP Produções, além do patrocínio da Arcelor Mittal. Realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto visa promover a conscientização sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis entre crianças e jovens, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.
As instituições que receberam o espetáculo foram: Ida Beatriz Brunato de Camargo, EM Ramiro Bueno da Rocha, EM Caic Irmã Joaquina, Escola Municipal Dr. Rogério Zattar e E.B.M. Waldemar da Costa. A iniciativa alcançou um público significativo e demonstrou o potencial transformador da arte como ferramenta de educação e conscientização.
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela CNH Industrial. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Deixe seu comentário